Desde sempre que conheço estes bichos como lacraus. Vi os primeiros no barrocal algarvio, apareciam à noite em cima das lages de cimento à frente da casa do meu avô. Diz-se que têm veneno e que a dor da picada dura 24 horas. Chamam-lhes lacraus.
Mas hoje procurei na net@ e o nome lacrau está associado a outro bicho: um escorpião daqueles com cauda pendular.
Tenho um vaso, enterrado no solo, onde os lacraus caem e já não saem lá de dentro. Os que lá estão chamam outros. E a colónia vai crescendo. Será possível fazer um lacrauzário? Uma espécie de aquário para lacraus? Manter bichos em cativeiro não é a coisa mais digna do mundo, mas poder ser picado por aqueles bichos também não me agrada. Os primeiros 7 matei-os, mas agora tenho lá mais uma dúzia.
Alguém conhece o nome científico destes bichos? Alguém sabe de que se alimentam? Alguém quer lacraus para manter em cativeiro? Ou espalhar pelo jardim?
Depois de uma pesquisa aturada na net@, acho, com 60% de segurança) que este bicho foi catalogado com o nome científico de Philonthus turbidus.
E, aparentemente, é amigo: come lesmas.
Mais info, na pág 30 do PDF (14MB) que tirei do site do Ministério da Agricultura: http://www.drapn.min-agricultura.pt/drapn/cen_documentos/filc_norte/ARTROPODES.pdf
NOVIDADES: Afinal encontrei uma outra fonte que aponta para a espécie Staphylinus olens.
http://www.gardensafari.net/english/small_beetles.htm
e também:
http://en.wikipedia.org/wiki/Devil%27s_coach_horse_beetle
mora na zona centro, numa pequena aldeia, aqui os meus avós chamavam-lhe vaca-loira, e diziam que se caisse no poço, eatragava a agua.