Lacraus

Desde sempre que conheço estes bichos como lacraus. Vi os primeiros no barrocal algarvio, apareciam à noite em cima das lages de cimento à frente da casa do meu avô. Diz-se que têm veneno e que a dor da picada dura 24 horas. Chamam-lhes lacraus.

lacrau 1

Mas hoje procurei na net@ e o nome lacrau está associado a outro bicho: um escorpião daqueles com cauda pendular.

lacrau 2

Tenho um vaso, enterrado no solo, onde os lacraus caem e já não saem lá de dentro. Os que lá estão chamam outros. E a colónia vai crescendo. Será possível fazer um lacrauzário? Uma espécie de aquário para lacraus? Manter bichos em cativeiro não é a coisa mais digna do mundo, mas poder ser picado por aqueles bichos também não me agrada. Os primeiros 7 matei-os, mas agora tenho lá mais uma dúzia.

Alguém conhece o nome científico destes bichos? Alguém sabe de que se alimentam? Alguém quer lacraus para manter em cativeiro? Ou espalhar pelo jardim?

4 comentários em “Lacraus”

  1. Depois de uma pesquisa aturada na net@, acho, com 60% de segurança) que este bicho foi catalogado com o nome científico de Philonthus turbidus.

    E, aparentemente, é amigo: come lesmas.

  2. mora na zona centro, numa pequena aldeia, aqui os meus avós chamavam-lhe vaca-loira, e diziam que se caisse no poço, eatragava a agua.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *